14 de julho: Dia Mundial do Hospital


14 de julho: Dia Mundial do Hospital - Vereador Rogério

Hoje, 14 de julho, é o Dia Mundial dos Hospitais, importantes organizações do setor da saúde que possuem as funções básicas de promover a cura de enfermidades, prevenir doenças e contribuir para a educação e as pesquisas médicas. Entendo que a saúde humana são muito mais que isso, os hospitais são também locais de esperança, desenvolvimento humano e muito amor ao próximo.

Ilhota não possui hospital e como membro ativo de um importante Partido político, sempre discutimos o assunto e a saúde está sempre pautada em nossos debates internos. Em nosso programa governo, constará políticas para que possamos viabilizar os esforços para realização deste objetivo. Sonhamos com a ponte e ela se realizou, porque não agora sonhar com um hospital? É mais fácil realizar sonhos quando temos um governo com viés social e que atende os propósitos dos pequenos municípios, como foram os governos do PT com Lula Dilma Rousseff.

>>> 2 de julho: Dia Nacional do Hospital

Todo esforço para investir em saúde no município é sempre um fator que exige decisão política, orçamento e gestão pública. O ilhotense quando deseja um tratamento melhor, com especialista, necessita de acordos e convênios que a Secretaria de Saúde tem firmado, além da estrutura universal da Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso defender o #SUS, público e universal é garantir o acesso de todos cidadãos e cidadãs a serviços de atenção integral à saúde. Estamos comprometidos em fortalecer a rede pública de saúde do município, promovendo uma gestão eficiente no setor e atendimento humanizado, resolutivo e de qualidade a toda população.

Sobre os hospitais

Os hospitais são denominados “gerais”, quando tratam de pessoas afetadas por qualquer tipo de doença, e “especializados”, quando destinados a determinado ramo da medicina, como: ortopedia, cardiologia, otorrinolaringologia e outras muitas especialidades médicas. Com relação ao controle e à administração, os hospitais podem ser públicos ou particulares. Os públicos são mantidos pelo governo; os particulares, pela iniciativa privada (empresas, associações e entidades).

Em geral, as organizações hospitalares públicas atendem gratuitamente e sua proporção em relação aos hospitais particulares varia de país para país. Em países desenvolvidos, a assistência médico-hospitalar pública é garantida a todos os cidadãos, de modo eficiente e gratuito.

No Brasil, os primeiros-socorros foram prestados pelos padres Jesuítas, a partir de 1540. As primeiras Santas Casas de Misericórdia surgiram em Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.

Mas, foi em São Paulo que floresceram os mais famosos e bem equipados hospitais, como o Hospital das Clínicas da Faculdade de medicina da Universidade de São Paulo, considerado o maior complexo hospitalar da América Latina, vinculado à secretaria de Estado da Saúde.

Também têm destaque o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira, Hospital Albert Einstein, a Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência, entre outros.

Por isso, nesse dia e em todos os outros dias do ano, homenagear todos os hospitais do Brasil e do mundo, sejam eles públicos ou privados, com um grande parabéns ao nobre, necessário e produtivo trabalho feito diariamente por essas organizações.

Aproveitamos para agradecer à todos os hospitais e profissionais da saúde pelo empenho no combate da COVID-19, nosso respeito e admiração à todos vocês.

 

Vereador Rogério
Vereador PT Ilhota
Assessoria

😉

 

Um comentário em “14 de julho: Dia Mundial do Hospital

Deixe um comentário