Vereador Rogério quer saber qual foi o desfecho do caso da exibição do filme na Escola Municipal José Elias de Oliveira

Requerimento 19/2017 - Rogério do PT, Vereador Rogério,

O plenário da Câmara de Vereadores de Ilhota aprovou por unanimidade o Requerimento 19/2017 de autoria do Vereador Rogério em que solicita da digníssima senhora Secretária Municipal de Educação informação referente às ações que foram tomadas em relação ao caso que originou grande repercussão no município, na classe docente, pais e alunos da Escola Municipal José Elias de Oliveira, do bairro Minas, interior de Ilhota, da suposta exibição de um vídeo de indicação inadequada para faixa etária e de conteúdo fora dos padrões educacionais.

Rogério foi o único vereador a levantar a questão na tribuna do poder legislativo ilhotense e se mostrou indignado com o episódio inusitado e isolado daquela escola que veio a negativar a deficiente sistema da rede pública de educação do município. “No momento estou como vereador pela minha cidade e na Câmara de Vereadores presidindo a Comissão de Educação. Sou pai e tenho duas filhas matriculadas na rede pública de ensino e quero saber o que de fato anda acontecendo dentro das salas de aulas. Será que não há controle dos conteúdos que estão sendo lecionados nas escolas? Não queremos e nem pretendo julgar ninguém, nem professor, nem a direção da escola, mas saber da secretária o que gerou essa triste e lamentável situação”, relatou do Vereador Rogério.

>>> Acesse por esse link o conteúdo completo do requerimento

De acordo com a proposição aprovada na 34ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores do dia 28/11, o documento solicita informações que deverão ser respondidas pela Secretaria ao presidente do parlamento municipal, acompanhadas das seguintes informações: Quais critérios de avaliação que a Secretaria Municipal de Educação adota para exibição de filmes e fotos e outras mídias em salas de aula, durante o período de estudo; Cópia do plano pedagógico; Cópias do contrato do professor envolvido no caso da exibição do filme; O filme possuía um conteúdo educacional aprovado pela Secretaria e Conselho Municipal de Educação; Qual a disciplina e o conteúdo que o professor usou para exibir o filme; O professor envolvido tinha habilitação para lecionar a tal disciplina; Qual foi a punição ou medidas que a Secretaria Municipal de Educação adotou contra o professor, escola e a direção; e, Qual a política para coibir as futuras exibições de filmes e fotos inadequadas em sala de aula.

O Vereador Rogério mostra-se solidário aos país que tem seus filhos matriculados na escola das Escola Municipal José Elias de Oliveira e neste sentido, de solucionar a ocorrência, irá averiguar o fato a fundo, e espera que a administração já tenha promovido alguma uma investigação minuciosa e se existir culpados, que sejam punidos. “Não podemos deixar que abafem a ocorrência e que fique o dito pelo não dito”, finaliza.

Vereador Rogério irá aguardar o retorno da resposta pela Secretária Municipal de Educação para proceder com os encaminhamentos cabíveis.

Justificativa

As solicitações deste pedido são de extrema importância para que possa-se dar um parecer à sociedade e construir uma política para que as futuras exibições de filmes, fotos, músicas ou quaisquer outras mídias que serão apresentadas em qualquer unidade escolar, não venham se repetir, evitando graves desconfortos à sociedade e a classe educacional de nosso município. “As argumentações apresentadas são relevantes e contundentes, e, peço encarecidamente a adesão dos demais colegas vereadores desta casa na aprovação deste requerimento”, justificou o vereador petista.

É importante saber que, não fosse às prerrogativas concedidas na Lei Orgânica Municipal ao Poder Legislativo Municipal de fiscalizar os Atos Administrativos praticados pelo Poder Executivo Municipal, ainda tem-se o direito ao acesso a informações garantido no texto da Lei Federal n°. 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011, esta que traz um rol de sansões a serem aplicadas ao agente que negar prestar as informações ora requeridas.

Convite

Vereador Rogério aproveita a oportunidade para convidar a comunidade ilhotense a participarem das sessões da Câmara de Vereadores de Ilhota, que são realizadas todas as terças-feiras, a partir das 18h no plenário Prefeito Ricardo Koehler, sede do legislativo municipal, situado na Rua Bertoldo Simon, 98. Ele lembra que as reuniões dos vereadores são abertas a toda população e de extrema importância para sociedade e somente com a participação e presença das pessoas o ilhotense poderá saber o que é decidido pelo legislativo. “A Câmara exerce o desempenho que viabilizam a realização dos anseios da população, com discussões e aprovação de propostas em diversas áreas com foco do desenvolvimento e respeito aos interesses da sociedade”, lembrou o vereador petista.

Rogério Flor de Souza
Vereador PT Ilhota
Assessoria

Requerimento 19/2017 - Rogério do PT, Vereador Rogério,

Requerimento 19/2017 - Rogério do PT, Vereador Rogério,

🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s