Projeto de Lei pretende dar mais atenção às doenças causadas pela LER/DORT no município de Ilhota

Vereador Rogério apresenta Projeto de Lei pretende dar mais atenção às doenças causadas pela LERDORT no município de Ilhota - Rogério do PT, Vereador Rogério,

Ilhota poderá contar com um programa que beneficiará a saúde ocupacional que afetam muitos dos trabalhadores da iniciativa privada e pública de Ilhota, causadas pelas Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, sigla para LER/DORT, nomenclatura de como a doença é popularmente conhecida. De acordo com o Projeto de Lei Ordinária 8/2017, de iniciativa do Vereador Rogério do PT, a proposta tem a finalidade em instituir no âmbito no município o Programa e a Semana de Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho – LER/DORT. O quarto projeto de Lei do vereador petista foi apresenta no plenário da 32ª sessão ordinária, dia 14 de novembro e agora segue para tramitação no parlamento ilhotense.

>>> Acesse este link que conheça a integra do projeto

Estudos apontam que a LER/DORT englobam cerca de 30 doenças, das quais a tendinite, a tenossinovite e a bursite são as mais conhecidas. Elas são responsáveis pela alteração das estruturas osteomusculares, tendões, articulações, músculos e nervos. De acordo com estas informações, o Vereador Rogério apresentou esta proposta para que os órgãos públicos do município prestem informações, promovam campanhas de esclarecimentos, mesas de debates, palestras e seminários, para divulgação e educação preventiva contra LER/DORT. “Este projeto vem em resposta a uma demanda social cada vez mais presente no meio proletário, tendo como principal alicerce a saúde do trabalhador. Essas doenças estão relacionadas diretamente com o trabalho cotidiano e hodierno e afeta indiscriminadamente todos os níveis da classe trabalhadora, transformando-se numa das principais questões de saúde pública”, comentou Rogério Flor de Souza, vereador autor da proposta onde ressalta que 95% das doenças ocupacionais constatadas são derivadas das LER/DORT.

O programa que trata o PL 8/2017 tem como objetivos de, registrar os casos existentes da doença a fim de gerenciar o tratamento necessário; alertar para a necessidade de normas para sua prevenção; e promover campanhas com palestras de conscientização. “A campanha se dará na conscientização permanente e na importância de exercícios físicos, pontuando atividades de alongamento e exercícios aeróbicos, bem como de medidas ergonômicas que visem à melhoria do espaço físico e dinâmico de trabalho”, destacou o Vereador Rogério.

>>> Para obter mais informações sobre o projeto de iniciativa do Vereador Rogério, acesse este link!

Rogério, que iniciou sua vida profissional trabalhando desde muito cedo na inciativa privada, entende muito bem o que é esta lamentável doença que causam um grande problema ao trabalhador e consequentemente ao município como um todo, visto que muitos podem ter comprometido sua força de trabalho definitivamente. “Não podemos ficar inertes diante destes números, devemos sim criar mecanismos de prevenção efetivo”, disse o vereador.

O projeto também prevê a organização por parte do poder executivo e de suas secretarias da Semana de Prevenção que visa à conscientização de todos os envolvidos na produção econômica, prevenindo-os destas doenças que afetam indistintamente todos os que trabalham na que deverá ser realizada na segunda semana do mês de maio de cada ano. “Não podemos ficar imóveis até a ocorrência dos problemas surgirem, os mecanismos de prevenção são essenciais”, comentou o Vereador Rogério autor da proposta. Uma ampla discussão como esta proposta pela Semana é salutar, pois permite que o tema seja discutido com vagar e profundidade por todos os interessados em seu combate, sejam trabalhadores, prefeitura e empregadores.

Ciente de que este projeto tenha um alto alcance social e de que visa principalmente à proteção do trabalhador, fica o município obrigado a dar ampla divulgação às estatísticas sobre os casos de LER/DORT, bem como aos eventos por esta lei instituídos, no âmbito municipal. “O Poder Executivo poderá regulamentar esta Lei no que couber”, finalizou o vereador petista.

Convite

O Vereador Rogério aproveita a oportunidade para convidar a comunidade ilhotense a participarem das sessões da Câmara de Vereadores de Ilhota, que são realizadas todas as terças-feiras, a partir das 18h no plenário Prefeito Ricardo Koehler, sede do legislativo municipal, situado na Rua Bertoldo Simon, 98. Ele lembra que as reuniões dos vereadores são abertas a toda população e de extrema importância para sociedade e somente com a participação e presença das pessoas o ilhotense poderá saber o que é decidido pelo legislativo. “A Câmara exerce o desempenho que viabilizam a realização dos anseios da população, com discussões e aprovação de propostas em diversas áreas com foco do desenvolvimento e respeito aos interesses da sociedade”, lembrou o vereador petista.

Protocolo do Projeto de Lei 8/2017 - Ler/Dort - Rogério do PT, Vereador Rogério,

Justificativa do projeto

Nos dias de hoje constata-se que é frequente o diagnóstico de pessoas portadoras de LER/DORT e mutilações por acidentes de trabalho. A LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), geralmente apresenta sintomas como: desconforto, fadiga, formigamento, dormências, inchaço, sensação de diminuição de força, falta de firmeza nas mãos dentre outras além das incapacidades por acidentes de trabalho causando muitas vezes a invalidez.

Neste sentido o tratamento da LER/DORT pode ser através de exercícios físicos, pontuando atividades de alongamento e exercícios aeróbicos e de medidas ergonômicas que visam à melhoria do espaço físico e dinâmico de trabalho. As pausas programadas podem ser consideradas atitudes ergonômicas benéficas.

A prevenção dos acidentes através do uso de EPIs. e palestras de conscientização podem resultar como benefício na qualidade de vida do trabalhador e ao mesmo tempo a economicidade nos gastos com saúde no setor público.

Outro detalhe relevante é com relação à fisioterapia que em muitas vezes é empregada na redução da dor e na recuperação da função e dos movimentos do membro afetado pela LER/DORT, porém muito sofrimento pode ser evitado através de ações preventivas e informativas, tais quais esta iniciativa que estamos apresentando.

Não podemos ficar inertes diante destes números, devemos sim criar mecanismos de prevenção efetivo.

A Semana de Prevenção visa à conscientização de todos os envolvidos na produção econômica, prevenindo-os destas doenças que afetam indistintamente todos os que trabalham. Não podemos ficar inertes até a ocorrência dos problemas, os mecanismos de prevenção são essenciais. Uma ampla discussão como esta proposta pela “Semana” é salutar, pois permite que o tema seja discutido com vagar e profundidade por todos os interessados em seu combate, sejam trabalhadores, Prefeitura e empregadores.

O Prêmio é um incentivo do Poder Público ao estudo e planejamento da humanização das relações e formas de trabalho, bem como a produção dos mesmos.

Além destes aspectos, este projeto tem como base a publicidade dos fatos acontecida no âmbito municipal relacionados a LER/DORT, para que os habitantes desta cidade tomem ciência da gravidade e quantidade dos afetados. Pois, estas doenças trazem, além dos prejuízos à saúde do trabalhador, perdas materiais significativas pelo aumento de faltas ao trabalho, baixa produtividade e insatisfação do empregado.

Ciente de que este projeto tem um alto alcance social e que visa principalmente à proteção do trabalhador, conto com o apoio dos Nobres Vereadores desta respeitada casa legislativa, que diante do exposto, esperamos contar com o aval para sua aprovação.

Rogério Flor de Souza
Vereador PT Ilhota
Assessoria

🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s