Vereador Rogério apresenta projeto que institui área livre de internet Wi-Fi em todo paço da Câmara de Vereadores

Projeto de Resolução que institui área livre de internet via conexão Wi-Fi em todo paço da Câmara de Vereadores de Ilhota

O Vereador Rogério Flor de Souza, líder da bancada do PT na Câmara apresentou seu primeiro Projeto de Resolução a mesa diretora com a finalidade em institui área livre de internet via conexão Wi-Fi em todo paço da Câmara de Vereadores de Ilhota. A Resolução legislativa 8/2017 foi apresentada ao plenário do parlamento ilhotense na última reunião dos vereadores, na 30ª sessão ordinária e agora segue sua tramitação, para logo ser aprovada. A casa do povo ainda não possui uma rede pública e eficiente de internet que poça atender a demanda e a necessidade dos frequentadores que circulam pelo parlamento, assim como aos próprios vereadores, quanto à pesquisa de projetos que estão sendo debatidas no plenário, consultas às leis já sancionadas, acompanhamento da pauta, leitura da ata e outras ações que requer o uso da internet.

A Câmara de Vereadores exerce três funções primordiais básicas para o estabelecimento de uma sociedade, que é representar a população, legislar e fiscalizar a aplicação de recursos públicos, tendo como base a relacionamento com o interesse público. “É de extrema importância que o cidadão ilhotense que vista as dependências internas e externas da Câmara de Vereadores e acompanha as sessões deliberativas da Casa do povo, possa ter acesso que livre e irrestrito, sem a adição de senhas, a rede internacional de computadores, podendo eles interagirem com suas comunidades e consultado as matérias que estão sendo discutidas na ordem do dia” afirma o Vereador Rogério que acredita que esse serviço é o mínimo que a Câmara tem a proporcionar ao contribuinte ilhotense.

Segundo o vereador petista, o objetivo em criar área livre de internet via conexão Wi-Fi em todo paço da Câmara de é principalmente em promover a inclusão digital de cidadãos que ainda não dispõe deste serviço e promover a integração da própria instituição, e acredita que esta oferta de internet banda larga, através de uma rede gratuita e sem fio é uma forma de proporcionar a população acesso à informação em tempo real. “Esta é uma forma do Poder Legislativo estar cada vez mais próximo do cidadão, num exercício de cidadania”, analisou o Vereador Rogério do PT.

A internet tornou-se uma ferramenta cada vez mais indispensável e importante em diversos contextos de nossa sociedade, sendo sinônima de eficiência, praticidade na vida moderna, e vem se tornando cada vez mais essencial no dia a dia das pessoas, e em diversos contextos: acadêmico, domiciliar e empresarial. “Cabe ao vereador apresentar proposições que melhorem, de modo geral, as atividades internas da Casa no campo legislativo e administrativo e este projeto possui esta finalidade”, disse o vereador autor da Resolução.

O Vereador Rogério aproveita a oportunidade para convidar a população a participarem das sessões da Câmara de Vereadores de Ilhota, que são realizadas todas as terças-feiras, à partir das 18h no plenário Prefeito Ricardo Koehler, sede do legislativo municipal, situado na Rua Bertoldo Simon, 98. Ele lembra que as reuniões dos vereadores são abertas a comunidade e de extrema importância para sociedade e somente com a participação e presença das pessoas o ilhotense poderá saber o que é decidido pelo legislativo. “A Câmara exerce o desempenho que viabilizam a realização dos anseios da população, com discussões e aprovação de propostas em diversas áreas com foco do desenvolvimento e respeito aos interesses da sociedade”, lembrou o vereador petista.

Justificativa do projeto

O proposto com esta resolução é simples: aproximar a Câmara de Vereadores com a comunidade, fazendo deste instrumento uma opção simples em atrair a sociedade a participarem das sessões do parlamento ilhotense.

A moralidade da classe política está em baixa e precisamos viabilizar alternativas para que possamos motivar o cidadão em ter o interesse em se envolver com as questões de sua cidade. Neste sentido, justifico minhas razões com esta resolução, tendo em vista que muitas famílias ainda não provém de uma conexão de internet estável e contínua em suas casa, estando o estado muito longe a atender toda demanda, sabendo ainda que a conexão de internet via dados, prestada pelas operadoras de telefonia móvel dentro dos limites do território ilhotense ainda é caótica, a disponibilidade da área livre de internet via conexão Wi-Fi em todo paço da estrutura física da Câmara de Vereadores de Ilhota poderá ser sim uma solução eficaz de envolver a aproximação da Câmara com a comunidade e despertar a vontade do cidadão com a política.

O legislativo é um grande órgão de representação popular e é chamado de a Casa do Povo, por contar com nove representantes eleitos diretamente pela sociedade, que têm o papel de defender os interesses da população e de segmentos sociais. Muito embora o parlamentar não tenha o poder de executar, ele tem o poder de alertar o governo para as necessidades da população. Se as pessoas não participam das sessões da Casa do Povo, talvez com acesso livre a internet isso possa despertar o interesse.

Portando, com esta nova visão, nós possamos fazer que a Câmara de Vereadores de Ilhota tenha o papel cada vez mais relevante, cada vez mais necessário e cada vez mais indispensável ao interesse público e à sociedade.

Neste sentido, apresentamos esta proposição com o intuito de promover a conscientização dos cidadãos e a formação de educadores aptos a discutir o tema e propor soluções, afinal é de grande relevância fortalecermos este importante debate com o propósito da conscientização deste tema.

Link do projeto para consulta: http://bit.ly/PRL82017.

Rogério Flor de Souza
Vereador PT Ilhota
Assessoria

🙂

Anúncios

Um comentário em “Vereador Rogério apresenta projeto que institui área livre de internet Wi-Fi em todo paço da Câmara de Vereadores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s