Vereador Rogério pretende instituir o programa “Ilhota de Bem com a Natureza”

Vereador Rogério apresenta Projeto de Lei que institui programa Ilhota de Bem com a Natureza - Rogério do PT, Vereador Rogério,

Vereador Rogério pretende fazer com que projeto de lei faça a ampliação da responsabilidade dos cidadãos com a natureza, proporcione o contato entre alunos e a natureza, evita o desperdício, incentive a reciclagem, evite a transmissão de doenças e o sofrimento dos animais, promove o equilíbrio na população animal e traga as questões ambientais como temas transversais nas disciplinas oficiais da rede pública e privada de ensino.

Em seu segundo Projeto de Lei e seguindo a mesma linha da política ambiental, Vereador Rogério do PT pretende instituir o programa Ilhota de Bem com a Natureza, que visa à busca de mecanismos que possam solucionar o impacto negativo que o homem causa ao planeta. O projeto já iniciou a sua tramitação, foi protocolado no dia 29/9 na secretaria da Câmara de Vereadores de Ilhota e já consta na pauta da 27ª reunião ordinária, prevista para acontecer no dia 3/10. Após a apresentação em plenário, a iniciativa do vereador irá ser destinado à assessoria jurídica para as devidas providências e encaminhado posteriormente para os debates nas comissões da casa e seguir para o plenário para aprovação acompanhados de seus pareceres.

O projeto tem um cunho didático e principalmente educacional. “A tarefa dos legisladores e agentes políticos neste momento é fomentar ações para que não possamos ficar apenas observando as mudanças que acontecerem ao longo prazo, mas devemos buscar melhorias imediatas já!”, afirma o vereador idealizador do projeto.

Os objetivos do projeto estão divididos em duas esferas. Na primeira, o programa a ser instituído pela lei pretende: ampliar a responsabilidade dos cidadãos com a natureza, fazendo com que tenham maior acesso ao tema desde a educação básica; proporcionar o contato entre alunos e a natureza a partir de visitas técnicas a parques ambientais, museus naturais e afins; evitar o desperdício de água e incentivar o seu uso consciente; incentivar a reciclagem bem como a preferência por produtos reutilizáveis e retornáveis; evitar a transmissão de doenças, a reprodução descontrolada, o abandono e o sofrimento dos animais, atuando na preservação ambiental, na defesa e proteção animal e no controle de populações para atingir o equilíbrio ambiental; buscar o maior equilíbrio na população animal, diminuindo o índice de abandono e maus-tratos de modo a prevenir agravos à saúde pública e agressões ao meio ambiente; e, trazer as questões ambientais e do respeito à flora e fauna vivenciadas pelos alunos em seu cotidiano como temas transversais nas disciplinas oficiais.

No segundo e último momento, o projeto faz com que o Poder Executivo, na administração do programa Ilhota de Bem com a Natureza promova: a formação de multiplicadores para atuação nas escolas da rede municipal, sendo preferencialmente profissionais da rede e alunos de pedagogia, medicina veterinária, ciências biológicas e zootecnia; a inserção do tema nos programas das secretarias municipais de Educação, Saúde e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Ilhota; a inserção da abordagem sobre reciclagem, guarda responsável e zoonoses em temas transversais nas escolas municipais; e a facilitação do alcance dos objetivos propostos por esta lei. “A responsabilidade na execução da lei, correrão por conta de dotações orçamentárias próprias do executivo, suplementadas se necessário. Só assim podemos avançar nas questões socioambientais”, complementa do vereador.

Para o Vereador Rogério, o interessante deste projeto é que a sociedade pode ser tornar sustentável individual e coletivamente, ajudando a resguardar a vida em nosso planeta, os recursos naturais e animais. “Atitudes simples ao longo de nossa existência – como economizar água e energia elétrica ou mesmo não jogar lixo na rua – podem fazer a diferença! Pense nisso”, finalizou o petista Rogério Flor de Souza.

Qualquer cidadão poderá contribuir com sua iniciativa e apresentar seus destaques. e opiniões para complementar e melhorar o projeto. Aqueles que queiram colaborar, basta apenas entrar em contato através das mídias sociais do mandato do Vereador Rogério na página no FacebookTwitter, por e-mail (rogerioflordesouza@gmail.com), ou comentando aqui post em nosso blog.

Justificativa

Projeto de Lei que institui programa Ilhota de Bem com a Natureza

Esta iniciativa visa prioritariamente contribuir de forma participativa e pedagógica, sob responsabilidade da administração pública, a construção da conscientização da população a respeito da importância de uma cidade ecologicamente correta e um ambiente mais agradável não só para sociedade ilhotense, como também, para o grande contingente de turistas que frequentam a cidade de Ilhota, cidades circunvizinhas e ser no futuro um município referência de preservação desta política.

A ideia com este projeto é simples: cada pessoa, seja qual for sua atividade, é responsável pelo meio ambiente onde vive, já que causa impacto em maior ou menor grau.

A relação entre a sociedade e o meio ambiente tem sido bastante discutida em todos os países, mas com pouca frequência em nossa cidade. O Brasil possui grande parte dos recursos naturais de todo o Planeta, com o maior rio do mundo, o Amazonas, e a maior floresta tropical. Por isso, precisamos estar consciente de que a preservação do meio ambiente é garantia de nosso bem-estar, de nossa saúde e sobrevivência.

A Constituição define várias ações de conservação que são de responsabilidade do governo. No entanto, todos devemos agir de forma a defender e preservar o meio ambiente para as gerações presentes e futuras.

O programa Ilhota de Bem com a Natureza procura dar maior visibilidade a temas ligados ao meio ambiente e à saúde animal, e destacar as interligações entre esta e a saúde humana, criando nos alunos da rede pública e privada de ensino um senso de responsabilidade mútuo.

Ainda no ambiente escolar, os alunos são estimulados a discutir temas como a questão ambiental, o respeito à fauna, a transmissão de doenças ligadas a animais, a reprodução descontrolada e seus problemas, o abandono e os maus tratos aos animais, entre outros assuntos correlacionados ao teor deste projeto.

Todos têm como contribuir – direta ou indiretamente – para que a sociedade ilhotense caminhe rumo à sustentabilidade e para que a harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza deixe de ser mera utopia.

Se cada um fizer sua parte, criando hábitos como separação do lixo, não jogando lixo nas ruas, não lavando calçadas com água corrente, denunciando desmatamentos e poluição das águas, cuidando dos animais, plantando árvores, o coletivo melhora para todos nós!

Neste sentido, apresentamos esta proposição com o intuito de promover a conscientização dos cidadãos e a formação de educadores aptos a discutir o tema e propor soluções, afinal é de grande relevância fortalecermos este importante debate com o propósito da conscientização deste tema.

Portanto, as argumentações apresentadas são relevantes e contundentes, e, peço encarecidamente, a apresentação deste projeto na ordem do dia da próxima sessão ordinária, seja feita a sua leitura, encaminhado para o parecer jurídico e dado início a sua tramitação e aos debates nas comissões afins, e consequentemente, tenha a adesão favorável aos nobres colegas edis.

Nesses termos, contamos com a aprovação deste projeto de lei.

“A natureza é vida. Ela influencia no ar que respiramos, na chuva que abastece nossos rios. Devemos pensar também nas futuras gerações, cuidando para que filhos e netos possam desfrutar dos mesmos recursos que temos hoje, e, para isso, é preciso agir agora, para conseguirmos minimizar os atuais impactos sobre as próximas gerações”.

Rogério Flor de Souza
Vereador PT Ilhota
Assessoria

🙂

Anúncios

3 comentários em “Vereador Rogério pretende instituir o programa “Ilhota de Bem com a Natureza”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s