Comunidade do Baú Baixo sofre com o descaso e abandono do bairro pela prefeitura

Calçamento do bairro Baú Baixo - Rogério do PT, Vereador Rogério,

Durante alguns dias da semana passada, a localidade do Baú Baixo foi alvo de um minucioso levantamento da situação estrutural de todo o vilarejo pelo Vereador Rogério que reside na região por muitos. Os motivos que levaram o único vereador de todo complexo da região dos Baús a fazer essa ação, foram às inúmeras queixas que os moradores fizeram junto ao legislador, sobre o abandono e o descaso do bairro. “É triste e lamentável ver a situação em que se encontra o principal bairro de entrada da região dos Baús. Buracos, boieiros ineficientes, poeira, saneamento ao céu aberto em vias públicas, valas com acúmulos de matos impedindo a vasão da água, esses são alguns dos problemas. Baú Baixo está abandonado”, comentou o vereador petista.

A investida de levantar problemas estruturais básicos da comunidade tem por objetivo propor soluções simples e eficazes para o executivo, e também fazer com que a prefeitura apresente um planejamento, um cronograma de obras que contemple todas as áreas de infraestrutura e socioeconômicas. “Faltam menos de 100 dias para o encerramento do ano, e ainda há muito que ser feito. Baú Baixo infelizmente não recebeu nenhuma atenção eficaz da prefeitura. Espero que o senhor prefeito dê explicações plausíveis aos moradores”, destacou o Vereador Rogério.

O vereador petista, assim como os dirigentes políticos do seu partido, acreditam que o boicote quanto as ações de obras e melhorias no bairro Baú Baixo sejam motivadas por questões políticas e perseguição em função da atuação do Vereador Rogério junto a Câmara. Como o vereador é residente da localidade e um dos únicos representante ativo desta região, as cobranças, geralmente, recaem sobre ele, sobrecarregando a atuação parlamentar, negativando sua imagem junto aos moradores, pois suas competências impedem de executar os serviços públicos. “Muitas pessoas pensam que o vereador tem a função de resolver por imediato os problemas da comunidade. Ele tem que fazer indiferente de qual lado ele esteja, afinal ele foi eleito para esse proposito, mas isso não é o papel do vereador. O vereador tem a obrigação de criar leis, requerimentos, indicações, moções, audiências e claro exercer o papel  fiscalizador e isso o Rogério está fazendo. Quem tem que fazer as obras e resolver os problemas da comunidade é a própria prefeitura. É responsabilidade restrita dela e tem que fazer e pronto!”, desabafou Nelson Leal, liderança petista no município e morador do Baú Baixo. Rogério tem seu posicionamento consolidado e nem por isso os projetos do executivo deixam de ser aprovados.

Calçamento do bairro Baú Baixo - Rogério do PT, Vereador Rogério,

Recentemente, o Vereador Rogério apresentou algumas indicações na Câmara de Vereadores de Ilhota, onde foram aprovadas e encaminhadas ao chefe do executivo para melhorias e pavimentações de ruas, especificamente no Baú Baixo e as mesmas estavam acompanhadas de petições com assinaturas dos moradores destes logradouros e mediações. Até o momento, a assessoria do vereador não recebeu respostas das proposições. “Se o prefeito não quer ouvir um vereador de oposição, tudo bem é o direito dele, mas ele não pode deixar de dialogar com os moradores. Se um abaixo-assinado não é nada pra ele, então vamos fazer com que todos os moradores vão até o gabinete, façamos uma audiência e que ele dê uma parecer em nossa frente. Será simples assim”, afirmou o Vereador Rogério do PT.

As notícias que o prefeito Dida, usa em suas mídias sociais e discursos são que a prefeitura dispõe de muitos recursos em caixa para realizar muitos investimentos em toda cidade. “Se temos, então vamos investir. Recursos públicos não tem que ficar esquentando na conta. Tem que ser aplicado conforme prevê as leis orçamentárias”, afirma o Vereador Rogério.

Infelizmente o que se prevê do acumulo de recursos financeiros públicos é a aplicação exclusivamente em obras, restritas a calçamento e macadamização esquecendo-se do social. As reclamações por falta de médicos e a mau atendimento dos profissionais da saúde são reflexos da falta de investimentos. “A falta de investimos na área social representa um retrocesso de anos para a cidade”, finaliza do Rogério.

Estrada geral

Calçamento do bairro Baú Baixo - Rogério do PT, Vereador Rogério,A principal via de acesso da localidade do Baú Baixo, que liga a rodovia BR-470 para outras partes dos Baús é calçada com lajotas de concreto sextavadas, que estão gerando dores de cabaça a comunidade em função dos buracos por falta de manutenção como também as altas velocidades dos veículos que trafegam nestas vias publicas. “Já fazem muito tempo que foram pavimentadas e praticamente o mesmo período  sem manutenção”, disse Rogério.

Já foram solicitados a construção de redutores de velocidade como lombadas, mas o executivo se nega em atender. Os pedidos desta natureza tem um só objetivo, evitar acidentes de trânsitos envolvendo os pedestres que circulam pelas ruas do bairro. “Será que é preciso alguém morrer para depois fazer alguma coisa?” comentou indignado o vereador. A prevenção e conservação do bem público ainda é a melhor solução.

Para lembrar, o calçamento milionário que recebeu investimentos do Fundam, ligando Baú Baixo com Baú Central, continua na mesma situação, piorando a cada dia, sem solução de perspectivas.

Placas de identificação de ruas

Placa de identificação de ruas do bairro Baú Baixo - Rogério do PT, Vereador Rogério,Enferrujadas e ilegíveis para leitura, as identificações dos logradouros do Baú Baixo é um grande desafio para os entregadores e ao fluxo logístico que tem que recorrer às pessoas e ao comércio local pra identificar onde fica tal endereço. A maioria das ruas possui denominação, mas com o descaso da prefeitura em manter a conservação mínima, faz com que elas sejam um enigma, deduzindo onde ela está localizada. O Vereador Rogério destaca que esses pequenos detalhes desmotivam a comunidade a acreditar no progresso da região. “Nunca dá, nunca pode, nunca se faz nada. Não estamos culpando o atual gestor, isso é coisa acumulada dos antigos gestores, mas quem sonha em ser prefeito tem que fazer a coisa se tornar realidade e já deu tempo pra demonstrar isso”, disse Rogério.

Esgoto ao céu aberto

Esgoto ao céu aberto do bairro Baú Baixo - Rogério do PT, Vereador Rogério,O município esta fechando os olhos ao básico do básico. O que era assunto apenas nas regiões menos favorecidas do país, como o Nordeste brasileiro, passa a ser aqui também, a falta de investimento em saneamento básico em Ilhota avança a passos largos. O colapso se estende por toda localidade, fazendo com que os moradores por não encontrarem alternativas para destinarem os resíduos residenciais, despejam em vias públicas.

Esperamos que a municipalização da água tragam soluções aos problemas, acredita-se que a política pública e o corpo técnicos da recém criada autarquia inicie os investimentos e minimize estas deficiências. Além da falta de saneamento básico Baú Baixo não possui um serviço de abastecimento de água convencional subsidiado pelo governo. A única alternativa foi a união da comunidade em constituir um consórcio, implantado um posso artesiano e assim distribuindo água potável a todos os moradores do bairro.

Bueiros sem proteção

Bueiros do bairro Baú Baixo - Rogério do PT, Vereador Rogério,Ninguém da municipalidade se preocupa em saber por que esses bueiros estão sinalizados. Essa é a forma que a comunidade identificou para alertar os próprios usuários destas vias públicas que existe um perigo à frente. Muitas destas sinalizações estão há muito tempo no mesmo lugar, já fez aniversário. A secretaria de obras apenas investe num determinado setor e esquece de outro. A manutenção é constante, periódica e isso não requer mágica, apenas trabalho com dinamismo. Muitos bueiros estão abertos, sem proteção causando um eminente risco aos moradores.

Calçamentos danificados e buracos

Calçamento do bairro Baú Baixo - Rogério do PT, Vereador Rogério,Lajotas soltas, danificadas e buracos nas vias são comuns no Baú Baixo.  Recentemente, foi entregue parcialmente pavimentada a rua Luís Leal a comunidade e a mesma já encontra-se com problemas. A má qualidade na execução do serviço põe em questão a aplicação eficaz dos recursos públicos. As lajotas aplicada na obra já apresentam sinais de deterioração. As ruas sem pavimentação, não receberam macadame prejudicando o trafego de veículos e pedestres. O tal bendito e milagroso macadame não chegou ao bairro.

Abrigo de ônibus

Ponte de ônibus do bairro Baú Baixo - Rogério do PT, Vereador Rogério,A comunidade possui apenas três abrigos de ônibus, e ambos estão sem condições de uso, desrespeitando os moradores e usuários que necessitam se deslocar de um lugar para outro via transporte público. Telhados quebrados e sujos são evidentes e sinalizam o desrespeito da municipalidade. O Vereador Rogério já solicitou a melhoria destes abrigos, mas nada foi feito até o momento. A comunidade necessita urgentemente de consertos e reparos destes e a construção de outros novos.

Poeira

Baú Baixo acumula poeira. Segundo relatos dos  moradores, o caminhão pipa não passa pelo bairro, descaracterizando as fachadas das moradias e consequentemente, desvalorizando o valor venal dos imóveis.

***************************

Se existe a intenção do prefeito em prejudicar o vereador não atendendo aos pedidos de melhorias para o bairro onde ele mora, essa estratégia deve ser reavaliado, pois numa disputa quem sofre e paga o pato é a população. “A sociedade que tanto luta para conquistar seus sonhos não pode ser alvo de mesquinhices. Não estou em guerra com ninguém”, finaliza o vereador petista.

Rogério Flor de Souza
Vereador PT Ilhota
Assessoria

🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s