Situação do calçamento geram transtornos entre os moradores do Baú

Vereador propõe criação de uma CPI para investigar a situação da péssima execução da obra

Calçamento da estrada geral do Baú Baixo e Baú Central - Rogério do PT, Vereador Rogério,Desde que a obra foi entregue a comunidade, o calçamento da Estrada Geral do Baú Baixo/Central vem acumulando inúmeros transtornos a população, gerando uma gama de indignação e revolta para aqueles vivem e trabalham na região do complexo do Baú e necessitam transitar todos os dias pela única via de acesso da localidade. A situação da obra agrava a cada dia e até o momento nada tem sido foi feito para resolver a lamentável e trágica condição do calçamento. A prefeitura não ensaia nenhuma solução contundente para decidir-se quanto à questão para aliviar a vida dos cidadãos dos Baús. “Soluções paliativas não resolvem o problema e resultam em maiores danos a obra pública”, declara o vereador Rogério.

Diante do caso e da inércia política, o vereador Rogério do PT encaminhou um requerimento solicitando ao prefeito todo o processo que originou a construção desta obra, especificamente, em referência ao convênio 2014TR003764 do governo do estado, subsidiado pelo Fundo de Apoio aos Municípios – FUNDAM. O projeto consiste no serviço de fornecimento de material para drenagem pluvial, pavimentação em lajotas, passeios e sinalização viária na Estrada Geral do Baú. “Recebemos dentro do tempo hábil, cópia de todo pedido solicitado, desde o processo licitatório, do memorial descritivo até o projeto técnico com a assinatura do engenheiro responsável. Iniciamos os estudos e detectamos algumas irregularidades que serão instrumentos de uma nova investigação”, disse o vereador. “Do jeito em que se encontra o atual estado do calçamento não pode ficar, pois está sujeito a ocasionar graves acidentes e não queremos que isso ocorra”, complementou o petista.

Calçamento da estrada geral do Baú Baixo e Baú Central - Rogério do PT, Vereador Rogério,Os inúmeros transtornos com a via pavimentada e após uma incansável leitura de toda documentação apresentada pela resposta do requerimento, por iniciativa do vereador Rogério foi encaminhado um requerimento de instalação de uma CPI sobre o caso. O documento recebeu o apoio de outros cinco vereadores assinando que aderiram para abertura da comissão. Rogério pretende expor os fatos a todos e mobilizar os moradores da comunidade antes da inicialização das atividades da CPI e convocar a imprensa para noticiar o descaso da obra e a má qualidade da execução do serviço público. “A ideia é chamar uma audiência pública independente, convocar os envolvidos para serem sabatinados e ter como encaminhamento a efetivação da CPI, assim, teremos maior eficiência nas conclusões das investigações”, argumentou o vereador.

O valor do calçamento do Baú foi orçado em 1,3 milhões reais, subsidiadas pelo fundo estadual, e em pouco tempo, podemos constar que as vias de passagens já estão, em sua grande dimensão, quase todas danificadas, onde foram subterradas e quebradas. Bueiros já estão entupidos e elevados do nível da estrada, sem fazer a devida captação da água. Há muitas lajotas soltas, falta de drenagem, vias estreitas para o fluxo de veículos de carga e passageiros, falta de sinalizações e redutor de velocidade, uma série de contrariedade pública. “Os responsáveis pela execução da obra devem ser investigados, sendo possível que houve negligenciamento no acompanhamento da efetivação do projeto. Devem ser punidos. Não podemos deixar a Câmara de Vereadores se omita em investigar esses gravíssimos fatos”. Finalizou o vereador Rogério.

As primícias do legislador é fiscalização e isso o mandato irá fazer.

Comissão Parlamentar de Inquérito

Calçamento da estrada geral do Baú Baixo e Baú Central - Rogério do PT, Vereador Rogério,Em 11 de abril, por iniciativa do Vereador Rogério do PT, foi apresentado a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Ilhota, um requerimento que cria uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, acompanhada por seis assinaturas, ao qual tem como finalidade primordial em investigar o processo licitatório 104/2015, do projeto das obras relacionadas ao convênio do Fundo de Apoio aos Municípios – Fundam e custou mais de 2 milhões de reais, especificamente ao trecho que foram aplicado em obras de pavimentação e drenagem na estrada geral do Baú Baixo e Central.

O requerimento para instalação da CPI está pronto para iniciar as atividades. Ela ainda não iniciou por que houve um acordo entre as lideranças partidárias e com líder do governo na câmara, para que pudesse negociar com a empreiteira e assim, refazer todo o serviço danificado, pois a obra está sob tutela da vencedora da licitação para corrigir os estragos e fazer os devidos reparos.

Calçamento da estrada geral do Baú Baixo e Baú Central - Rogério do PT, Vereador Rogério,Além disso, houve outros motivos da CPI estar parada. Para que não venha prejudicar o município com os futuros investimentos do Fundam 2, a CPI poderia negativar o município nesse novo programa de infraestrutura do governo do estado, pois estaria em plena investigação e isso não é o objetivo. Mas o tempo já passou e chegado a hora de agir.

Portanto, o líder do governo já sinalizou favorável a instalação da CPI, pois esgotaram todas as possibilidades de negociação com a empreiteira.

O vereador Rogério irá consultar a comunidade quanto ao apoio desta CPI, e com a ajuda da sociedade podemos ampliar as investigações, legitimar a fiscalização e indiciar os culpados pela péssima execução do serviço as autoridades competentes.

A obra

Calçamento da estrada geral do Baú Baixo e Baú Central - Rogério do PT, Vereador Rogério,A pavimentação dos trechos da estrada da região do Baú foi contemplada com a realização outras vias do município e iniciou a obra em meados de março de 2016, segundo informações do site da prefeitura de Ilhota. O investimento foi injetado em obras de pavimentação na estrada geral do Baú Baixo e Central, nas ruas Silvério Silveira Ramos, Argentina Hilário Maba e Mariquinha Soares. Cerca de dois quilômetros e meio de vias foram construídas com a verba estadual.

Os investimentos foram oriundos do Fundo de Apoio aos Municípios – Fundam e custou mais de 2 milhões de reais.

Além dos calçamentos, estavam previsto a construção travessias elevadas na rodovia, uma reivindicação forte do comércio para levar mais segurança aos pedestres e aos turistas que visitam as lojas.

Rogério Flor de Souza
Vereador PT Ilhota
Assessoria

Ilhota GIF - Find & Share on GIPHY

Calçamento da estrada geral do Baú Baixo e Baú Central - Rogério do PT, Vereador Rogério,

🙂

 

Anúncios

Um comentário em “Situação do calçamento geram transtornos entre os moradores do Baú

  1. É importante essa maneira de fiscalizar e exigir a conclusão das obras. Dinheiro público tem que ser valorizado e essa atitude do vereador oxigena as ações da câmara municipal para que outras obras quando iniciarem, sejam concluídas com a devida qualidade projetada. Siga nesse caminho Vereador que terás o apoio da comunidade, Seja firme na ação mas procure sempre o diálogo com seu pares e o executivo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s