Vereador Rogério convoca audiência com a secretária de educação

Vereador Rogério convoca audiência com a secretária de educação - Rogério do PT, Vereador Rogério,

Após segundo acidente com ônibus que realiza o transporte escolar do município, vereador Rogério promove reunião com secretária e apura esclarecimento.

Um grave acidente envolvendo mais um ônibus da Secretaria Municipal de Educação com um automóvel, causou um enorme transtorno e preocupação para pais e comunidade que tem seus filhos matriculados na rede pública nesta segunda-feira, 3 de abril. O acidente aconteceu por volta das 18h, na estrada da localidade da Lagoa/Baú Baixo.

Essa fatalidade levou o vereador Rogério a usar a tribuna na última sessão ordinária da câmara e fazer a denúncia em plenário sobre o fato que ocorreu referente ao transporte escolar no município. “Sofremos um acidente e nossas crianças estavam expostas a um risco eminente, inclusive de vida”. A preocupação do vereador com a segurança no transporte que ocasionou dois acidentes num curto prazo de tempo, expõe a fragilidade da secretaria em relação a manutenção preventiva da frota e qualificação dos motoristas. “A cautela não está sendo levando a sério”, declarou o vereador. Isso fez Rogério viabilizar soluções para resolver o problema que persiste.

Durante todo o dia que antecedeu a sessão da câmara, o vereador visitou o local do acidente, conversou com moradores da região, foi até a delegacia de polícia e ao destacamento da polícia militar e recebeu inúmeras ligações de pais. Rogério teve acesso ao boletim de ocorrência expedido pela PM e constatou-se que o motorista, servidor da secretaria, foi autuado, pois não possuía o curso para condutores de veículos de transporte escolar. Rogério entrou em contato com a secretária e agendou a reunião, a segunda em menos de 15 dias.

Muitos ônibus estão com problemas, sem manutenção periódica. A maioria deles em situações graves de trafegabilidade e não possui as condições mínimas de garantia de segurança. “Há muitas falhas no transporte e a segurança me preocupa, haja vista que eu tenho duas filhas que utilizam o serviço e não temos nenhuma garantia que elas e os demais usuários possam chegar em casa ou a escola com total segurança”. A sociedade acredita que o poder público esteja executando de maneira correta seus serviços, mas quando situações alarmantes desta natureza ocorrem, deixamos de confiar e resta-se a cobrança. “Nós como vereadores temos que cobrar de forma efetiva, sempre, pois as pessoas nos deram essa atribuição quando recebemos seus votos e fomos eleitos como seus representantes. Portanto, fui buscar e cobrei”, destacou o vereador petista.

Em reunião com a secretária Andreia Quintino na tarde desta quinta-feira (6 de abril), Rogério questionou alguns pontos pertinentes ao transporte escolar. Segundo a secretária, ela reconhece a deficiência do serviço, a situação dos veículos e a super lotação. Diante do aumento da demanda, medidas emergências já foram tomadas, como a compra de um novo ônibus para os próximos 30 dias e a aquisição de outros dois usados dentro de um prazo de 45 dias. “Esses ônibus já estão empenhados e estamos finalizando o processo licitatório”, prometeu a secretária.

Vereador Rogério convoca audiência com a secretária de educação - Rogério do PT, Vereador Rogério,

Por recomendação do vereador Rogério, a secretaria irá acionar o setor de licitação para renovar os serviços de manutenção dos ônibus, já que a atual licitação da oficina vencedora encerará no mês de maio.

Outro item cobrado pelo vereador na reunião foi a super lotação dos estudantes nos ônibus. Mesmo com os novos ônibus que logo serão adquiridos pela secretaria, esse problema irá persistir. Na mesma pauta, cobrou-se a falta de monitores, profissional que cuida, organiza e acondiciona os estudantes dentro dos transportes. Andreia informou ao vereador que não irão contratar monitores para os ônibus, pois esse cargo não existe no quadro, tem que ser criado. Rogério irá cobrar a criação do cargo e a contratação imediata destes profissionais, onde já protocolou uma indicação para mesa diretora da câmara a ser aprovado na próxima sessão.

Quanto à qualificação do motorista que não possuía o curso apropriado ao transporte escolar, a secretária firmou parceria com uma instituição credenciada em fornecer o curso e irá promover uma capacitação com todos os motoristas que estão vinculados na pasta e mais 3 de outro setor para vaga reserva. A capacitação será realizada no município, previsto para o dia 24 desse mês e formarão 15 motoristas para especialização em transporte escolar.

Diante da insistência do vereador em buscar e contribuir com o processo político junto ao poder executivo em suas secretarias a solução deficitária dos serviços públicos, Rogério e sua assessoria sempre foram muito bem recepcionados pelos chefes das pastas e servidores, não desqualificando sua função de legislador. “Até agora não tenho que se queixar de nada. Sempre fomos muito bem atendidos. A receptividade está sendo ótima, bem calorosa e o empenho em contribuir é mutuo”, finalizou o petista.

Vereador Rogério convoca audiência com a secretária de educação - Rogério do PT, Vereador Rogério,

Orçamento

Recentemente o prefeito Dida encaminhou para a câmara um projeto de emenda a lei orgânica reduzindo o índice de investimento na educação de 30% para 25% da orçamento total do município. Com grande apelo social, a comunidade se manifestou e o governo retirou a proposta mantendo o atual percentual. Desta vez, o prefeito usou de subterfúgio para retirar recursos do Fundo Municipal da Educação 304 mil reais. O decreto 38 de 23 de março de 2017, autoriza o executivo o remanejamento de dotação orçamentária, por conta a anulação parcial ou total das dotações previstas no orçamento vigente do fundo.

Ao questionar onde seria aplicada essa rubrica orçamentária, a secretária desconhecia o decreto do prefeito de retirada de 304 mil reais da educação. “Há um grave problema e muito sério aqui na educação. A pergunta é… onde serão aplicado esses 304 mil? Não sabemos”, indagou o vereador.

Andreia informou ao vereador que até o presente momento, a secretaria não recebeu nenhum balancete e não sabem onde serão aplicados os 30% por falta de informação da contabilidade. “Essas informações prejudicam o funcionamento da educação, pois não conseguem se planejar porque a contabilidade não disponibiliza o orçamento. Estão trabalhando no escuro”, conclui Rogério.

O acidente

Segundo foi apurado pelas autoridades policiais, o acidente envolveu dois veículos e o impacto da colisão danificou as frentes do automóvel e do ônibus que ficaram totalmente destruídas. Apurou-se ainda que apenas uma criança foi conduzida ao Hospital Pequeno Anjo com lesões leves para cuidados médicos. O motorista do carro também se feriu e teve fratura no fêmur e foi encaminhado ao Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. O Corpo de Bombeiros Voluntários de Ilhota foi acionado e atendeu a ocorrência.

A Polícia Militar realizou o boletim de ocorrência no local de acordo com os fatos observados e dados coletados pelos envolvidos e foram realizamos todos os procedimentos administrativos de trânsito cabíveis aos veículos e aos condutores.

Quando nos deslocamos pela cidade, percebemos que as manutenções das ruas não estão sendo realizadas e a vegetação, em certos pontos, estão fechando as vias. Isso é a situação da estrada geral da Lagoa, lugar onde ocorreu o acidente. “É algo visível, basta apenas ter vontade e fazer para resolver esses problema. Sugiro que façam uma licitação para que realizem uma manutenção completa em todas as vias da cidade e realizem limpeza para resolver esse problema”, finalizou o vereador Rogério do PT.

As causas do acidente são desconhecidas e serão investigadas pela delegacia de polícia.

Rogério Flor de Souza
Vereador PT Ilhota
Assessoria

🙂

Anúncios

2 comentários em “Vereador Rogério convoca audiência com a secretária de educação

  1. Vergonha!!! Decretar algo que tira benefícios para as nossas crianças!
    Uma campanha embasada em propagandas que diziam ter a Educação como prioridade e agora se vê na contra-mão de tudo!!!
    Isso causa indignação e revolta!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s