Vereadores Boga e Rogério realizam audiência com secretário de administração para apurar a situação do setor de licitação

Vereadores Boga e Rogério realizam audiência com secretário de administração para apurar a situação do setor de licitação da prefeitura de Ilhota - Rogério do PT, Vereador Rogério,

Na manhã da última quinta-feira (30/3), os vereadores Rogério Flor de Souza (PT) de Cidney Carlos Tomé (PP) tomaram a iniciativa e foram apurar a verdadeira situação do setor de licitação da Prefeitura de Ilhota, com a finalidade em desmitificar algumas informações que sustentam a fragilidade do departamento. Num encontro inesperado, os vereadores articularam uma audiência com o secretário de administração Diogo Werner e reuniu sua equipe de trabalho e formalizou-se a conversa que durou por mais de 30 minutos.

O secretário abordou as prioridades do setor de licitação no momento e o transporte universitário é uma delas. Já passados mais de 40 dias desde o início das aulas e nenhuma solução foi tomada. “O que há são promessas e falas que na semana que vem a coisa sai, mas até agora nada”, comentou o vereador Cidney Carlos Tomé, popular Boga e único da bancada pepista.

Como se trata de um processo novo para administração, o governo municipal não possui nenhum histórico da demanda de pessoas que irão usufruir do serviço, rota e destino e quais as instituições de ensino os acadêmicos estão matriculado. Diante da necessidade de abrir o edital e proceder com a chamada pública, faz-se necessário conhecer alguns dados técnicos para proceder com a licitação. “Certamente os estudantes possuem essas informações, já que estão organizados através de uma associação e poderão contribuir com a proposta e solucionar o problema mais rápido possível”, afirmou o vereador Rogério do PT.

Diante da truculenta situação do início desta nova gestão, chegou a ser ensaiado que a culpa com os erros na licitação, as falhas nas renovações de contratos eram dos servidores ocupantes dos cargos. Até pouco tempo era um funcionário pra fazer tudo e isso sobrecarrega qualquer um e a coisa não anda. “Esses boatos foram comentados no plenário da câmara”, lembrou vereador Boga. Rogério vai um pouco além. “A culpa da má eficiência de uma administração não é do servidor e sim do gestor que possui poderes sobre os seus subordinandos. Se a licitação não saiu ate agora não foi porque o servidor não quis e sim por falta de compreensão da gestão em relação as atribuições da pasta”, comentou o vereador petista. Rogério ressalta que os servidores não possui um ordenado merecido com a função, pois a média salarial dos funcionários públicos em Ilhota é baixa.

Recentemente, a câmara votou em regime de urgência, um projeto de lei complementar, já sancionado pelo prefeito, que garante gratificações mensais a serem atribuídas aos servidores designados para integrarem as comissões, sendo que o presidente receberá 500 UFM, secretário e o membro 250 iguais. “Isso estimula o servidor designado na comissão a dedicar mais as suas atribuições, portanto, não há razões de incriminar o trabalhador”, finalizou Rogério.

Em comum acordo entre as parte, deliberou-se que tanto os vereadores como a prefeitura irão convocar através de seus canais de comunicação e plataformas sociais os dirigentes da Acadi – Associação Acadêmica de Ilhota e todos os interessados a entrarem em contato com a secretaria de administração e o setor de licitação para contribuir com as informações técnicas como o itinerário, ponto de partida e destino final, as instituições de ensino e o total de estudante, para que os responsáveis possam concluir e construírem as rotas para darem continuidade ao processo.

Vereadores Boga e Rogério realizam audiência com secretário de administração para apurar a situação do setor de licitação da prefeitura de Ilhota - Rogério do PT, Vereador Rogério,

Transporte universitário

Por muitos anos o serviço foi fornecido pela municipalidade. Até o ano de dois mil, o serviço era totalmente gratuito, fornecido pela prefeitura. Havia apenas dois ônibus, que saia um do Centro e outro do Baú, auxiliando os estudantes da cidade, quanto ao deslocamento até a Univali, em Itajaí. No decorrer dos anos, alguns gestores municipais modificaram o incentivo.

A proposta da atual administração é licitar o serviço, isentando a prefeitura em prestar a atividade. “Transporte universitário não é uma iniciativa inédita em Ilhota, o processo licitatório sim”, lembrou o vereador Rogério. Vereador Boga afirma que isso é uma promessa de campanha do prefeito eleito Dida. “Prometeu, tem que cumprir e nós estamos aqui pra cobrar”, afirma o vereador.

Vereadores Boga e Rogério realizam audiência com secretário de administração para apurar a situação do setor de licitação da prefeitura de Ilhota - Rogério do PT, Vereador Rogério,

Manifestação do prefeito

Após o fim da reunião e a saída dos vereadores do departamento, o prefeito Dida de Oliveira usou as redes sociais para se manifestar e justificar com a comunidade sobre o atraso na licitação do transporte universitário. Ele usou sua página no Facebook esclareceu os entraves do processo e o encaminhamento acordado entre os vereadores Rogério e Boga.

O vereador Rogério do PT, acredita que as decisões políticas de interesse público coletivo do prefeito Dida, que possam prejudicar a comunidade, só mudam sob pressão. “Muitas das ações políticas que o governo municipal tomou nesses primeiros dias de gestão só aconteceram por pressão social. A população já entendeu seu papel e está usando as mídias sociais para reivindicar. Cabe a nós vereadores cumprir com as responsabilidades em encaminhar as manifestações populares da sociedade e fiscalizar a coisa pública”, comentou o vereador petista.

Para o vereador Boba do PP, o prefeito foi infeliz em sua postagem na mídia social. “Se era tão simples assim, porque ele já não havia se manifestado antes e pedindo para os universitários a quantidade de estudantes, o itinerário da rota dos ônibus e as instituições de ensino onde as pessoas estão matriculadas, assim não deixavam as pessoas esperando e a coisa já tinha se resolvido”, declarou o vereador progressista.

É certo que estamos vivenciando uma nova forma de fazer política, com o aumento do interesse da população com a administração pública. A sociedade está mudando e temos que acompanhar essas transformações.

Vereadores Boga e Rogério realizam audiência com secretário de administração para apurar a situação do setor de licitação da prefeitura de Ilhota - Rogério do PT, Vereador Rogério,

Bloco oposicionista

As bancadas do PP e PT estarão formalizando a unificação de bloco com a finalidade de alinhar o discurso e os posicionamentos nas votações, além das atividades parlamentares dos vereadores detentores dos cargos.  Os dirigentes partidários deverão se reunir em breve para definir a agenda política.

Ser oposição não é ser contra a cidade, não é causar discórdia e nem jogar pra trás, nem tão pouco promover disputas irracionais e sim promover um debate que possa corrigir os erros e apresentar soluções coerentes.

Torcemos pelo melhor da cidade e nosso posicionamento é fomentar a reflexão para que direcionamos o município ao caminho do desenvolvimento humano que almejamos.

*****

Nota

De acordo com o Decreto Nº. 11/2017, que fixa a Unidade Fiscal Municipal – UFM, para o exercício de 2017 é de R$ 3,01 (três reais e um centavos).

Rogério Flor de Souza
Vereador PT Ilhota
Assessoria

😀

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s